A PRIMEIRA MARATONA
O dia finalmente chegou !! E a noite toda fora passada em vigília. A ansiedade extrema provoca um derrame catastrófico de adrenalina no corpo. Os detalhes mínimos do kit, como chip, alimentação, meias, vaselina, revisados várias vezes nos momentos pré-maratona. E o tempo que passa rápido. E o medo...o medo de não chegar ao final da maratona martela insistentemente a mente. "Mas não tem problema, posso voltar andando, de táxi...qualquer coisa"-é o pensamento reconfortante.
E surgem os pensamentos em flashback de como tudo começou.
Já vinha pensando em fazer uma maratona há algum tempo. Primeiro, correu uma corridinha de 5km e terminou fácil, fácil e feliz. E contente por ter perdido alguns kilos. No mesmo dia, já pensou e perguntou aos colegas e técnico de quando seria a próxima de 10 km.
Treinou, treinou e pouco tempo depois já estava na linha de largada. Agora, um pouco mais ansioso/a. Novamente, terminou fácil, fácil e muito feliz, pois a mudança no corpo já se manifestava a olho nu. E olhares de admiração de colegas."Ah, você melhorou muito".
Com a autoestima nas nuvens, agora quer alçar voos mais altos, muito mais altos...E pensa alegre e insistentemente na meia-maratona. Um sonho. E implora que o técnico passe urgentemente o novo treino. Ou pergunta a colegas os detalhes do treino.
Ouve dizer que a meia-maratona não é tão fácil assim .Aí surge a construção do medo. O medo de não terminar a prova. Mas você treina com mais com afinco. Faz os longos, vai até o km 18, que antes pensava ser uma quimera.
E agora bem mais magro/a, não ouve mais elogios rasgados. Segue o seu sonho estoicamente mesmo assim. Sente-se protagonista.

Ouve dizer que qualitativamente a meia-maratona tem o mesmo valor da maratona.( Descobre que é verdade justamente agora na primeira maratona: as mesmas emoções, a ansiedade e o medo..o medo). Então, parte para a meia-maratona com cautela.
Novamente, está alí no meio dos corredores da meia esfregando as mãos. Os dardos são jogados ! E você vai em frente, sem parcimônia. Chega à linha de chegada extasiado/a, cansado/a e imensamente feliz. Ouve cumprimentos emocionados. Chora por dentro ou por fora, não importa.
O day after agora é de dúvida. Por alguns dias a dúvida se torna atroz (será que sou capaz de uma maratona?). Depois, lentamente a dúvida vai se esvaindo. Pensa altivamente em fazer uma maratona portanto. Em ser maratonista, entrar no rol.
E inicia os treinos. Faz os treinos diários, sofre, sente dores, emagrace muito. Cumpre toda a planilha.
O dia finalmente chegou!! Você é maratonista !! Mostra aos céus a medalha, as fotos, o resultado final.
A próxima já está marcada no calendário.
.
ooo O